A música canta e encanta e muitos são os benefícos trazidos por ela no nosso meio social. Mas como a música poderia ser usada no ambiente escolar como forma de ensino e aprendizagem.
Um recurso rico que tem sido pouco aproveitado dentro das escolas e pelos profissionais da educação.
O professor neste caso muitas vezes não está preparado para desenvolver estas habilidade com os alunos.
Muitos criam o preconceito de que a música precisa ser um dom inato, ou seja a pessoa precisa nascer com ele.
De acordo com Loureiro (2009,p.10)
Com relação à aprendizagem musical, diriamos que o preconceito de que é preciso ter dom inato para se fazer música não precisa mais existir. Qualquer pessoa pode aprender música e se expressar através dela, desde que sejam oferecidas condições necessárias para a sua prática. Quando afirmamos que qualquer pessoa pode desenvolver-se musicalmente, consideramos a necessidade de se tornar acessível, às crianças e aos jovens, a atividade musical de forma ampla e democrática.
Com isso a música precisa ser entendida com processo educacional. Segundo Loureiro (2009) a proposta curricular para o ensino da música deve prentender a implantação e o desenvolvimento de uma educação musical ao alcance de todos. Não apenas aquela música presente nos dias de festividades ou como uma atividade sem valor educacional, mas um recurso valioso capaz de trazer alegria, motivação e novas possibilidades dentro do contexto escolar.
Referências
Loureiro, Alicia Maria Almeida - A educação musical no cotiadiano escolar: a alegria do fazer e sentir musical/ Beleo Horizonte; FAE/ UFMG,2009,44p.:il( coteúdo do ensino fundamental)
Seu blog ficou lindo Josy. A música traz alegria, calma e todos gostam. Utilizá-la na educação enriquece muito o trabalho do professor.
ResponderExcluirObrigado Natalina! Vamos usar então esse recurso tão rico no nosso ambiente educacional como forma de aprendizagem para os nosso futuros alunos, vale a pena.
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